No Vale do Silício, coração da tecnologia mundial, mais uma semana se passou e mais uma vez o grande assunto teve a ver com OpenAI.
(Imagem: Inc. Magazine)
Dessa vez, a BIG TECH — ok, já podemos chamar assim — lançou o Atlas, seu navegador próprio, para concorrer com o Google Chrome, Edge ou Firefox.
O grande diferencial é que ele tem o ChatGPT totalmente integrado, tanto para realizar as buscas quanto para realizar tarefas dentro delas. Exemplo: um pedido para o GPT avaliar métricas de SEO de um site.
O interessante é que a realização das tarefas roda em segundo plano. Ou seja, você pode pedir para o Chat escrever e enviar um e-mail, enquanto você navega por outra guia fazendo outra coisa.
A disputa nos bastidores do Vale
A OpenAI parece uma boa desafiante ao amplo domínio do Google Chrome — cerca de 70% de market share. Isso porque o ChatGPT tem 800M de usuários semanais ativos, que podem ver o Atlas como um “upgrade”.
Curiosamente, o Atlas é baseado no Chromium, o sistema da Google de código aberto onde está baseado o Chrome. Ou seja, a própria Google permitiu que o Atlas existisse — assim como outros concorrentes.
Agora, depois do barulho do lançamento do Atlas, a Microsoft anunciou que vai relançar o Edge com o Copilot diretamente integrado. Ao que parece, o futuro dos navegadores é ter um assistente integrado fazendo (quase) tudo por você.
.jpg)

