Trump dá prazo de “3 a 4 dias” ao Hamas responder proposta para Gaza

Imagem de destaque da notícia
Hamas analisa proposta de paz apresentada por Donald Trump para Gaza – Foto: Reprodução

Segundo uma fonte do Hamas ouvida pela agência AFP, “o Hamas inicia hoje uma série de consultas entre seus dirigentes políticos e militares, tanto dentro como fora da Palestina. As conversas podem durar vários dias, dada sua complexidade”.

Trump voltou a pressionar o grupo nesta terça-feira. “Estamos esperando a resposta do Hamas. Dou de 3 a 4 dias, não há muito espaço para negociações com eles”, afirmou o presidente americano.

Conteúdo da proposta

O plano elaborado por Trump possui 20 pontos, incluindo a transformação da Faixa de Gaza em uma zona livre de grupos armados. O texto prevê ainda anistia a integrantes do Hamas que entregarem suas armas e se comprometerem com a convivência pacífica.

Reações

Em coletiva de imprensa, Trump declarou que apoiará medidas militares para eliminar o Hamas definitivamente caso a proposta seja rejeitada. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, também reforçou a posição de endurecimento. “Se o Hamas rejeitar seu plano, ou aceitá-lo apenas para descumpri-lo, Israel concluirá o trabalho por conta própria”, disse.

Já o Catar voltou a atuar como mediador após receber desculpas de Israel por um ataque anterior contra membros do Hamas em Doha. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Majed al-Ansari, afirmou que o país realizará conversas com o Hamas e com o governo turco sobre a proposta.

Um oficial com conhecimento das tratativas internas disse à Reuters que “os negociadores analisariam a proposta de boa-fé e dariam uma resposta“.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.