Sobe para 26 o número de mortos por tufão no Vietnã

O número de mortos no Vietnã subiu para 26, com 22 pessoas desaparecidas, após a passagem do Tufão Bualoi, segundo a mídia estatal, nesta terça-feira (30). O fenômeno natural levou ondas enormes, ventos fortes e chuvas torrenciais.

Alagamento após passagem de tufão no Vietnã  • Reprodução/Reuters

A tempestade mais devastadora a atingir o país neste ano causou inundações em todo o norte do país, interrompendo voos e serviços de trem com a capital, Hanói, onde escolas foram fechadas e muitas casas foram inundadas, informaram autoridades nesta terça-feira.

“A água está invadindo minha sala de estar”, disse Hoang Quoc Uy, morador de Hanói, de 49 anos. “Nunca vi nada parecido antes.”

A companhia aérea Vietnam Airlines cancelou ou remarcou diversos voos com o aeroporto internacional Noi Bai, na capital, “para a segurança dos passageiros”, disse a empresa.

“As condições climáticas em Hanói estão evoluindo de forma complexa, com chuvas torrenciais que afetam a visibilidade e as operações”, acrescentou.

A estatal Vietnam Railways Corp também suspendeu a maioria de seus serviços entre Hanói e o centro financeiro da Cidade de Ho Chi Minh, informou um representante da empresa.

A precipitação excedeu 300 mm em várias partes do Vietnã nas últimas 24 horas, informou a agência meteorológica nacional, alertando para o risco de deslizamentos de terra e inundações repentinas.

Trovões e relâmpagos acompanharam chuvas persistentes que inundaram as ruas do centro de Hanói e paralisaram o trânsito em muitas áreas. Fotografias na mídia estatal mostraram carros e motocicletas encalhados na água, muitos com os motores desligados.

Escolas fecharam por volta do meio-dia

Aldeias no centro-norte do Vietnã foram inundadas, sem acesso rodoviário ou energia elétrica, informou a mídia estatal, enquanto as águas chegaram perto dos telhados das casas em aldeias na província de Nghe An, segundo imagens da emissora estatal VTV.

“Todos os meus pertences foram danificados, todos sumiram”, disse Ngo Thi Loan, de 56 anos, moradora da província, à agência de notícias Reuters, acrescentando que o tufão arrancou o telhado da casa, deixando-a a imersa na água da enchente.

O governo informou que 105 pessoas ficaram feridas e mais de 135 mil casas foram danificadas, a maioria delas nas províncias de Nghe An e Ha Tinh, enquanto mais de 25.500 hectares de arroz e plantações foram inundados.

Com um longo litoral voltado para o Mar da China Meridional, o Vietnã é propenso a tufões que frequentemente trazem chuvas torrenciais, causando inundações severas. Na semana passada, o furacão Bualoi matou pelo menos 10 pessoas nas Filipinas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.